Dez passos para montar um ritual de beleza holística

Marcela Rodrigues -

Um ritual de beleza natural nunca é só um ritual de beleza, sempre digo. Até porque o genuíno conceito de slow beauty já propõe um olhar mais gentil para o próprio corpo, e sugere que seu momento de cuidado seja inteiro – sem pressa, com presença. Se é uma fórmula artesanal, com ingredientes da natureza – pense em argila, aveia, mel, chás…-, então, é uma forma direta de trazer a energia da terra para perto!

Esse, aliás,  é o DNA de todos os meus momentos, seja o banho, seja uma aplicação de máscara no rosto. Penso: nunca é somente sobre estética, é sobre mim.

Holístico: (…)que busca um entendimento integral (…). Holismo, à filosofia que busca tudo abranger(…)

Não importa qual seja o objetivo do seu day beauty, nem qual o tipo de produto – orgânico, vegano, diy…Há muitas maneiras de tornar seu momento de autocuidado um ritual de beleza holística. E eu compartilho algumas das minhas preferidas com você.

1)Use produtos que respeitem a natureza e a sua saúde | Nunca é demais reforçar o óbvio e o essencial, né. O respeito pelo que se é é o primeiro passo. Escolha poucos, mas bons.

2)Adapte o ambiente | Se for possível, acenda velas aromáticas. Elas aquecem e trazem aconchego (e, mais do que isso, o fogo ajuda transmutar emoções). Aliás, organize o seu espaço. Bagunça desconcentra e irrita, mesmo inconscientemente. Ok, não precisa ser aquele espaço extremamente clean, quase um décor escandinavo ultraminimalista, sabe? Menos é mais, mas aconchego faz muito melhor à alma.

3) Use óleos essenciais | Almas das plantas, os OEs têm funções físicas, mas também sutis: ou seja, enquanto podem sanar alguma questão de pele, também trabalham o emocional. Durante o banho, gosto de pingar gotinhas no canto do box. A água quente faz com que o aroma evapore e crie uma sauna deliciosamente cheirosa e terapêutica Se estou no quarto, por exemplo, uso em difusores de cerâmica. Meus preferidos para os momentos de beleza: gerânio, laranja-doce, patchouli e lavanda.

4) Traga plantas para perto de você | Eu tenho vasinhos no banheiro, no quarto, na sala. Elas purificam o ar, inspiram e energizam.

5) E cristais | Eu simplesmente amo cristais. São lindos e, além de trazer um mood holístico, também reforçam a energia positiva que a gente tanto quer  manter. Tenho vários. Mas o quartzo rosa é bem interessante se o propósito é trabalhar a auto-estima e o amor próprio.

óleo para automassagem (Foto: aNaturalíssima

6) A trilha sonora | A música mexe com a nossa energia, levanta o astral, relaxa…Eu sempre coloco algo para tocar enquanto tomo banho. Ok, na minha ducha rápida às 6h da manhã, antes de ir trabalhar, talvez não…rs  Mas o banho da tarde ou da noite, sempre! Gosto de canções que tenham sintonia com o feminino, que falem da água. Mas às vezes curto canções devocionais e mantras. Depende a intenção que pretendo colocar naquele banho. Quer saber o que ouço? Criei uma playlist “anaturalissima” lá no Spotfy, com as canções que ouço nesses momentos.

7) Use elementos da natureza para se cuidar | Não que esfoliantes de aveia e grãos, máscaras de legumes e tônicos de chá possam substituir seus cosméticos que você tanto ama. Tem um tempo sobrando? Faça uma aplicação de argila, uma máscara capilar de abacate…é uma forma divertida e lúdica de restabelecer o seu contato com a natureza e com a sua essência.

8) Intenção | Este talvez seja o mais importante elemento para trazer o mood holístico. Fazer uma receita por fazer, ou mesmo aplicar aquele hidratante orgânico-vegano-maravilhoso correndo, na pressa, vai fazer com oque o seu ritual seja um outro qualquer.

9) Presença | Intenção requer presença. Este será um momento entre você e você mesmo – ok, está liberado convidar as amigas. Ainda assim, esqueça o “lá fora”, os compromissos e preocupações. Desligue o celular ou ao menos coloque-o em modo avião (é o que faço, afinal, queremos músicas!!).

10) Medite | A meditação te conecta com o essencial, a ajuda a parar, revitaliza, relaxa, renova as células e traz clareza mental. Tanto faz se é antes ou depois do seu momento de cuidado. Se você tem dificuldade em parar e concentrar (está sempre correndo), talvez seja melhor meditar antes, depois, começar seu day spa. Experimente sentar-se confortavelmente, de maneira que a coluna fique bem ereta, e mantenha a atenção total na respiração: você pode, inclusive, visualizar o ar entrando e saindo das narinas. Coloque o despertador para uma meta de tempo, como 5 minutos. Mas que estes 5 minutos sejam só seu.

Desfrute desses detalhes que podem fazer com que seu momento de autocuidado vá muito além da estética. Depois me conta!

0 Comentários

O que achou? Conte pra gente!