Dez passos para montar um ritual de beleza holística

Um ritual de beleza natural nunca é só um ritual de beleza, sempre digo. Até porque o genuíno conceito de slow beauty já propõe um olhar mais gentil para o próprio corpo, e sugere que seu momento de cuidado seja inteiro – sem pressa, com presença. Se é uma fórmula artesanal, com ingredientes da natureza – pense em argila, aveia, mel, chás…-, então, é uma forma direta de trazer a energia da terra para perto!
Esse, aliás, é o DNA de todos os meus momentos, seja o banho, seja uma aplicação de máscara no rosto. Penso: nunca é somente sobre estética, é sobre mim.
Holístico: (…) que busca um entendimento integral (…). Holismo, à filosofia que busca tudo abranger (…)
Não importa qual seja o objetivo do seu day beauty, nem qual o tipo de produto – orgânico, vegano, diy…Há muitas maneiras de tornar seu momento de autocuidado um ritual de beleza holística. E eu compartilho algumas das minhas preferidas com você.
1) Use produtos que respeitem a natureza e a sua saúde | Nunca é demais reforçar o óbvio e o essencial, né. O respeito pelo que se é é o primeiro passo. Escolha poucos, mas bons.
2) Adapte o ambiente | Se for possível, acenda velas aromáticas. Elas aquecem e trazem aconchego (e, mais do que isso, o fogo ajuda transmutar emoções). Aliás, organize o seu espaço. Bagunça desconcentra e irrita, mesmo inconscientemente. Ok, não precisa ser aquele espaço extremamente clean, quase um décor escandinavo ultraminimalista, sabe? Menos é mais, mas aconchego faz muito melhor à alma.
3) Use óleos essenciais | Almas das plantas, os OEs têm funções físicas, mas também sutis: ou seja, enquanto podem sanar alguma questão de pele, também trabalham o emocional. Durante o banho, gosto de pingar gotinhas no canto do box. A água quente faz com que o aroma evapore e crie uma sauna deliciosamente cheirosa e terapêutica Se estou no quarto, por exemplo, uso em difusores de cerâmica. Meus preferidos para os momentos de beleza: gerânio, laranja-doce, patchouli e lavanda.
4) Traga plantas para perto de você | Eu tenho vasinhos no banheiro, no quarto, na sala. Elas purificam o ar, inspiram e energizam.
5) E cristais | Eu simplesmente amo cristais. São lindos e, além de trazer um mood holístico, também reforçam a energia positiva que a gente tanto quer manter. Tenho vários. Mas o quartzo rosa é bem interessante se o propósito é trabalhar a auto-estima e o amor próprio.

óleo para automassagem (Foto: aNaturalíssima
6) A trilha sonora | A música mexe com a nossa energia, levanta o astral, relaxa…Eu sempre coloco algo para tocar enquanto tomo banho. Ok, na minha ducha rápida às 6h da manhã, antes de ir trabalhar, talvez não…rs Mas o banho da tarde ou da noite, sempre! Gosto de canções que tenham sintonia com o feminino, que falem da água. Mas às vezes curto canções devocionais e mantras. Depende a intenção que pretendo colocar naquele banho. Quer saber o que ouço? Criei uma playlist “anaturalissima” lá no Spotfy, com as canções que ouço nesses momentos.
7) Use elementos da natureza para se cuidar | Não que esfoliantes de aveia e grãos, máscaras de legumes e tônicos de chá possam substituir seus cosméticos que você tanto ama. Tem um tempo sobrando? Faça uma aplicação de argila, uma máscara capilar de abacate…é uma forma divertida e lúdica de restabelecer o seu contato com a natureza e com a sua essência.
8) Intenção | Este talvez seja o mais importante elemento para trazer o mood holístico. Fazer uma receita por fazer, ou mesmo aplicar aquele hidratante orgânico-vegano-maravilhoso correndo, na pressa, vai fazer com oque o seu ritual seja um outro qualquer.
9) Presença | Intenção requer presença. Este será um momento entre você e você mesmo – ok, está liberado convidar as amigas. Ainda assim, esqueça o “lá fora”, os compromissos e preocupações. Desligue o celular ou ao menos coloque-o em modo avião (é o que faço, afinal, queremos músicas!!).
10) Medite | A meditação te conecta com o essencial, a ajuda a parar, revitaliza, relaxa, renova as células e traz clareza mental. Tanto faz se é antes ou depois do seu momento de cuidado. Se você tem dificuldade em parar e concentrar (está sempre correndo), talvez seja melhor meditar antes, depois, começar seu day spa. Experimente sentar-se confortavelmente, de maneira que a coluna fique bem ereta, e mantenha a atenção total na respiração: você pode, inclusive, visualizar o ar entrando e saindo das narinas. Coloque o despertador para uma meta de tempo, como 5 minutos. Mas que estes 5 minutos sejam só seu.
Desfrute desses detalhes que podem fazer com que seu momento de autocuidado vá muito além da estética. Depois me conta!
Isa Vieira
Muito bom. Gostei das dicas.
Marcela Rodrigues
Olá, Isa. Que bom! Apareça sempre! Um beijo, Marcela
Amanda
Você é maravilhosa! Tô amando esse mundo agora, que pena que perdi tanto tempo!