Escovação a seco para um corpo livre de toxinas

Marcela Rodrigues -

Um dos rituais de beleza mais simples, baratos e antigos do mundo não envolve fórmulas tecnológicas. Você vai precisar apenas de uma escova de cerdas naturais ou uma bucha vegetal. O resultado é uma esfoliação barata e sustentável (oi, pele lisinha), um sistema linfático ativo e um corpo livre de toxinas (pense nas celulites!). Vem conhecer os benefícios e como fazer escovação a seco

Escovas com cerdas naturais e buchas vegetais

Escovas com cerdas naturais e buchas vegetais

A escovação a seco é um ritual muito usado por quem é adepto da medicina ayurveda (medicina milenar indiana), para esfoliar a pele (quer hábito mais zero lixo do que este?) e assim se livrar a pele das células mortas de uma maneira suave a gradativa. Neste caso – o meu inclusive-, a escovação é feita pela manhã, seguida de oleação e banho.

Drenando as toxinas

Mas por trás desse hábito está algo bem além do que uma esfoliação profunda e efeitos estéticos na pele. Os movimentos da escovação, com leve pressão, são capazes de estimular  o nosso sistema linfático que, se congestionado, não consegue liberar toxinas, causando inflamações (pense, inclusive, nos edemas mais agudos da celulite!) e até doenças.

A técnica é um passo essencial no workshop de rejuvenescimento desenvolvido pela fisioterapeuta e máster trainer em Gyrotonic Roberta Quinn.  “O efeito dos movimentos vigorosos da bucha na pele desintoxicam ate 40% das toxinas no organismo, estimula o colágeno, mantendo pele hidratada e estimula o sensório motor também. É um dos primeiros passos do programa que ofereço. Assim, ele prepara o organismo para tirar o melhor dos exercícios de respiração, meditação e alongamento”, explica ela.

Tudo o que você precisa saber para adotar para fazer

– Compre uma escova de cerdas naturais, ou mesmo uma bucha vegetal – neste caso, espere-a amaciar um pouco, para não arranhar. Você pode, inclusive, utilizar uma luva de sisal ou de algodão, que torna a escovação mais prática. “Mas as fibras realmente precisam ser naturais para potencializar o colágeno da pele. Fuja das versões sintéticas”, alerta a terapeuta corporal Manuela Shiavo.

–  Reserve-a somente para isso. Ou seja, não use sob o chuveiro. “Algumas são possíveis de serem lavadas. Mas na hora da escovação devem estar totalmente secas”, diz Roberta.

– A escovação a seco precisa ser feita antes do banho, de preferencia pela manhã, como sugere a ayurveda. Eu considero um bom horário e me sinto revigorada!

– A escovação feita no corpo inteiro – você precisa estar nua para isso.

– Começando pela sola dos pés, friccione a escova no corpo em movimentos rotacionais, em direção às virilhas. Depois das pernas e dos glúteos, comece a trabalhar as mãos, começando entre os dedos, depois as palmas das mãos, seguindo pelo braço no sentido de suas axilas (dá-lhe reforço nesta direção, onde há muitos nódulos linfáticos) e ombros.

-Em seguida, escove sobre o peito, muito suavemente,  em direção ao coração e às axilas.  Na região do estômago, faça mais movimentos circulares. Depois, comece a escovar a a partir da base das costas, em direção ao pescoço e queixo.

 – Repita o movimento sobre a mesma área de 3 a 5 vezes. “Onde tiver celulite pode caprichar na escovação, afinal esse problema é um reflexo das toxinas”, sugere a fisioterapeuta.
– “Nunca faça movimentos para frente e para trás, se esfregando, para não se machucar”, alerta Manuela.

– Fique atenta se a pele ficar muito vermelha. Se sim, faça os movimentos com mais suavidade.

– Evite se: sua pele está muito sensível, com alergias ou se você tem psoríase.

– Faça da escovação ao seco um hábito diário matinal. Em pouco tempo você vai vê-lo como o ato de escovar os dentes: rápido e necessário.

– Não use as escovas e buchas no rosto. “Para o a face indico uma pequena toalha 100% algodão. E também não precisa ser todos os dias”,  diz Roberta.

– Eu gosto de finalizar a escovação aplicando, em abundância, um óleo para o momento – gergelim e coco são meus preferidos – e, então, só depois, tomo o banho. Apesar dos especialistas indicarem a escovação pela manhã, vez ou outra faço a noite, pois o resultado também é bem relaxante….

– Quando prefiro esfoliar a pele com grãos, acabo não fazendo a escovação. Mas retomo logo no outro dia

– Tenha outros hábitos saudáveis que possam ser aliados de um organismo livre de toxinas, como ficar longe de alimentos embutidos, priorizar orgânicos, dormir bem e fazer exercícios regulares.

4 Comentários
  • Bruna

    Responder

    Oi, Marcela! Adorei seu posto e adotei o hábito diariamente, percebi a pele mais lisa e viva! Uma dúvida: vc passa o óleo depois da escovação e antes do banho – e ainda usa hidratante após? Abraços e obrigada! 😉

    • Marcela Rodrigues

      Oi, Bruna. Tudo bem? Que bom! Eu passo depois da escovação e antes do banho. Depois do banho, um hidratante – Às vezes no corpo todo, Às vezes só nas áreas secas. Depende da necessidade do dia. Na próxima quarta-feira, 11 de janeiro, teremos live sobre Ayurveda e vamos falar desse ritual! Acompanha! Um beijo!

  • T.

    Responder

    Olá! Onde você comprou a sua escova? Estou meio perdida quanto a isso, não sei onde comprar.

O que achou? Conte pra gente!