Como fazer pipoca de sorgo

Marcela Rodrigues -

Já contamos aqui os motivos de a pipoca ter recebido a tardia, porém justa, fama de lanche saudável e amiga da dieta. Com a popularidade do sorgo, um grão súper antioxidante e cheio de fibras, ganhamos uma opção ainda mais funcional.

Sorgo! (Foto: aNaturalíssima)

Súper sorgo!   (Foto: aNaturalíssima)

Quinto cereal mais produzido no mundo, o sorgo  é rico em antioxidantes e é menos calórico do que o milho comum. Vale ressaltar, ainda, outra grande diferença:  o sorgo não é transgênico, ao contrário da grande maioria de milho produzido no Brasil.

Claro, ele tem mil funções e pode estar do almoço ao café da manhã. Mas tem maneira melhor de conhecer um novo grão quando estourado na panela?

Ele fica bem parecido com a pipoca tradicional (o milho fica um pouco mais escurinho), tanto que o modo de fazer é igual.

Como fazer: pipoca de Sorgo
(
Receita cedida pela Farovitta Superfoods)

Pipoca de Sorgo_Farovitta_Tatiana Toledo
Ingredientes
Aproximadamente ½ xícara ( por pessoa) de sorgo em grãos (integral, de preferência) + óleo de coco ou azeite (apenas para preparação na panela. Em média 1 colher de sopa para 1/2 xícara do grão)

Preparo
Coloque óleo/azeite na panela e ligue o fogo. Quando o óleo estiver bem quente, acrescente os grãos, tampe e aguarde o pipoqueamento. Mecha a panela durante o processo para evitar que alguns grãos grudem no fundo. Tempere a gosto.

Dica de tempero: mix de ervas detox – faça um mix de orégano, tomilho, alecrim e salsinha bem picados – todos antioxidantes e nutritivos. Adicione um pouco de pimenta-do-reino (termogênica) e sal marinho. Mais sugestões aqui.

1 Comentários
  • Aiano Aista

    Responder

    Melhor do que a de milho

O que achou? Conte pra gente!