O Conselho de Tendências do Whole Foods Market, varejista líder mundial de alimentos naturais e orgânicos, divulgou recentemente sua lista anual de tendências, fruto de uma pesquisa que mapeia produtos de beleza inovadores e ingredientes emergentes antes da famosa beauty week do grupo. Abaixo, destaco algumas que já começam a ser aquecidas aqui no Brasil – Beauty Goes Waterless, Multitasking Balms e até Upcycled Beauty…
As principais tendências de beleza limpa previstas pelo Whole Foods Market para 2021
Todas são fruto de um comportamento de consumo que vem sendo impulsionado pelos movimentos da beleza natural e clean. Segundo uma recente pesquisa online conduzida pela The Harris Poll em nome do próprio Whole Foods descobriu que 85% dos consumidores que simplificaram suas rotinas de beleza no ano passado planejam continuar com suas novas práticas. A transparência também continua tão importante como sempre. Mais da metade (57%) dos consumidores pesquisados disseram estar interessados em aprender mais sobre os ingredientes dos produtos de beleza que estão comprando. Confira algumas, com destaques para quem já está manifestando as ideias aqui pelo Brasil…
Beauty Goes Waterless: beleza sem água
Os produtos de beleza serão cada vez mais desenvolvidos em formatos sólidos e sem água para ajudar a minimizar o uso de embalagens plásticas. Quando um produto não está na forma líquida, as marcas podem usar materiais como caixas recicláveis ou latas de metal, e o produto geralmente é menor, reduzindo a quantidade de embalagem necessária e o peso de envio. Espere ver barras de xampu e condicionador que deixam o cabelo fresco e limpo com menos embalagens, e até comprimidos de pasta de dente.
Experimente a ideia: as pioneiras no skincare, Cativa e Bioart, continuam mantendo em seu portfólio os sabonetes faciais; mas a inovação tem vindo sobretudo pelas marcas capilares: a BOB está revolucionando o mercado com seus shampoos e condicionadores. E não podemos esquecer do Natural do Barbosa também ajudou a abrir as portas aqui no Brasil para o uso dos produtos sólidos. Aliás, um mercado preparado, sobretudo, pelas marcas artesanais. Recentemente, a Khors, mais conhecida pelos filtros solares, também lançou versões em barra. Nem os desodorantes ficam de fora – um exemplo é a fórmula da Positiva.
Juiced-Up: cuidados que alimentam
Tendência Juiced-Up Skin
Os superalimentos passam a ganhar um papel ainda mais próximo dos cuidados com a beleza – eu diria que, finalmente, podem passar a ser valorizados como tal. “Do famoso suco de aipo e cogumelos a mirtilos, quem sabia que seus ingredientes favoritos para sucos, vitaminas e saladas poderiam ajudar sua pele a parecer um pouco mais brilhante e firme?”, levanta o report do WFM. Além de ganharem os holofotes como um cuidado de dentro para a fora, também passam a protagonizar máscaras faciais, esfoliantes e outros itens.
Experimente a ideia: que tal se inspirar a ideia com as receitas caseiras, in natura? Aqui na nossa categoria “receitas de beleza” tem nos várias. receitas caseiras seguras e simples nos lembram que alguns alimentos também fazem muito pela nossa pele e cabelo – confira algumas na nossa categoria “receitas de beleza”.
Upcycled Beauty: beleza reciclada
Upcycled Beauty: tendência beleza reciclada
Os ingredientes reaproveitados prometem ser a nova onda dentro da beleza verde e até mesmo movimentar a convencional. Estamos falando, inclusive, dos subprodutos da indústria alimentícia, como sementes que seriam descartas das. Segundo o relatório, pense em pó de café de qualidade, caroço de damasco descartado, cascas de grãos que sobraram – todos os ingredientes que sustentam sua pele, ao mesmo tempo que dão uma nova vida ao que seria desperdício de comida. É o upcycling que, de tão forte em resignificar o consumo de roupas, agora chega ao setor de beleza.
Upcycled Beauty é uma das grandes tendências que vai muito de encontro com a essência da boa prática ambiental no sentido de frear a geração de resíduos. Portanto, a “beleza reciclada” busca de pegar coisas que poderiam ir para o lixo e transformá-las em produtos de beleza. Exemplo: semente de goiaba, semente de maracujá…
Experimente a ideia: aqui no Brasil, algumas marcas tem usado subprodutos da indústria alimentícia com inovação em seus produtos. Destaco a Beriah Bioprodutos, com seu sabonete dupla face que de um lado esfolia com sementes de goiaba, um ingrediente em geral descartado. A fórmula chegou ao ideal -com propriedades preservadas – a partir de passaram um processo patenteado. E a Natura, com suas fórmulas que já usam sementes, como a de maracujá. Em casa podemos usar as receitas caseiras com pó de café,
Multitasking Balms: para passar onde der vontade
CB2: o bálsamo natural com propriedades do CBD
Sintonizada com o conceito skinimalism, o s bálsamos estão sendo reinventados para fazer tudo: lábios, bochechas, cutículas. Além disso, esses hidratantes que amam a pele são embalados com ingredientes como manteiga de karité, óleo de coco e óleo de semente de girassol. Práticos e potentes, embalam as rotinas básicas, mas não menos cuidadosas.
Experiemente a ideia: O balm CB2 Like, da Simple Organic, é um ótimo exemplo: com ativos que acalmam, pode ser aplicado na pele do rosto, ao redor dos olhos, nos lábios. A Cativa Natura tem um lip balm em formato bastão que também é ótimo para ser aplicado ao redor dos olhos e em pontos ressecados do rosto. Embora não sejam balms, outros exemplos de multifuncionalidade: o Eye Care, da Care Natural Beauty (originalmente para os olhos, também vai nos lábios); o Gloss Labial Bio Nutritivo da Bioart, que também faz às vezes de sombra.
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