Confesso que não curto muito barrinhas de cereal – na verdade, não curto a maioria das versões industrializadas. Até que abri um pacotinho que a Vitalin Alimentos me mandou e vi a logo da chef Renata Macena no pacote. Conheço a Renata, que é expert em quitutes sem glúten e lactose, em uma oficina de sobremesas sem glúten que ela deu.
De cara já pensei: “Renata + quinoa! Tem coisa boa aí dentro.”
No pacote, barrinhas assinadas pela chef e feitas com a nova Quinoa Tricolor da Vitalin (grãos brancos, vermelhos e negros), além de castanhas, cranberry, mel…não à toa amor à primeira mordida. Amei a textura – umas das coisas que me incomodam na versão industrializada – e muito mais a combinação de sabores; quinoa, coco, castanhas, chocolate…como não amar!
E, junto com as barrinhas, o melhor: a receita!!
Ingredientes
1 xícara (chá) de quinoa tricolor
½ xícara (chá) de amaranto em flocos
½ xícara (chá) de coco ralado sem açúcar
½ xícara (chá) de cranberry ou uva-passas
¼ xícara (chá) de amêndoas picadas grosseiramente
¼ xícara de castanha de baru ou castanha-do- para picadinha
2 bananas amassadas
1 colher (sopa) de semente de chia
3 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de óleo de coco
3 colheres de açúcar mascavo (eu prefiro o açúcar de coco )
Cobertura – chocolate 70% cacau + coco ralado a gosto
Como fazer:
Leve a quinoa ao forno práquecido a 180ºC, por 7 minutos. Em um recipiente, misture o mel, o óleo de coco, o açúcar mascavo e a semente de chia. Reserve. Em um bowl, misture a quinoa em grãos, o amarando em flocos, o coco ralado, os cranberries, as amêndoas picadas e a castanha. Junte a mistura de mel e as bananas amassadas.
Despeje em uma forma retangular e pressione levemente com as mãos para modelar. Asse de 15 a 20 minutos, em forno a 180Cº. Espere esfriar e corte retângulos ou como preferir. Passe um dos lados no chocolate derretido e decore com coco ralado!