Sopas e cremes, além de fáceis de fazer, são a cara da mesa de inverno e podem ser mais funcionais do que a gente imagina. Basta combinar os ingredientes certos. Uma pitada de um elemento termogênico, como o gengibre e pimenta, por exemplo, dá a receita o poder de acelerar o metabolismo. Grãos, como amaranto, linhaça e quinoa, deixam o prato mais cremoso e supernutritivo.
Vale apostar nas cinco sopinhas abaixo! Depois de escolher a sua, abra um vinhozinho e bom apetite!
Sopa de cenoura com gengibre e quinoa vermelha
600g de cenoura
1 unidade de cebola picada
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 litro de caldo de frango ou água
1/3 xícara (chá) de quinoa vermelha em grãos (caso não encontre, utilize a branca)
2 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado e espremido (utilizar apenas o suco)
½ colher (sopa) de mel
100g de coalhada seca (opcional)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Descasque a cenoura e corte-a em pedaços grandes (do mesmo tamanho). Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola, o alho com uma pitada de sal. Adicione a cenoura em pedaços e refogue mais um pouco em fogo alto. Adicione o caldo e deixe a panela tampada. Cozinhe até que a cenoura fique bem macia. Em um liquidificador, bata a cenoura cozida com o caldo do cozimento. Leve o creme de cenoura batido para a panela e adicione a quinoa em grãos. Cozinhe em fogo médio até a quinoa ficar cozida. Adicione o suco de gengibre e o mel. Coloque o suco do gengibre e o mel. Junte a coalhada seca, se desejar. Tempere com sal e pimenta a gosto. Sirva quente ou fria. *Se gostar de sopa bem agridoce, coloque mais 1 colher (sopa) de mel. Rende 4 porções. Receita da consultoria gastronômica Dedo de Moça, de São Paulo.
Sopa de abóbora japonesa com gengibre
250 gramas de abóbora japonesa
1 colher (sopa) de azeite
Água (o suficiente para cobrir o alimento)
1 colher (café) de gengibre ralado (ou mais caso queria o sabor picante)
1 dente de alho pequeno ralado na hora
1 colher (sopa) de azeite ou óleo de coco
sal e pimenta-rosa a gosto
Retire a casca e as sementes de abóbora, corte em cubos e cozinhe na água até que fique al dente. Bata tudo no liquidificador, adicionando o líquido em que a abóbora foi cozida aos poucos, até alcançar a consistência desejada. Em uma frigideira, refogue o alho e o gengibre ralado. Em seguida, acrescente a abóbora batida. Deixe o refogado apurar por 3 minutos e desligue. Ajuste o sal e a pimenta e sirva. Rende 1 porção. Receita da nutricionista Andrea Santa Rosa, do Rio de Janeiro.
Sopa Detox
2 inhames descascados
1 cenoura picada
1 abobrinha picada
1 xícara (chá) de couve picada
1 dente de alho picado
½ cebola picada
1 colher (chá) de açafrão ou cúrcuma
1 litro de água
Em uma panela, coloque a água para esquentar. Adicione o inhame, a cebola e a abobrinha, o alho e a cebola. Deixe cozinhar. Depois de cozido (vá monitorando com um garfo), bata tudo no liquidificador até a mistura ficar cremosa e volte para a panela. Coloque a couve picada e espere murchar. Adicione o açafrão e uma pitadinha de sal. Sirva com um fio de azeite. Rende 4 porções. Receita da rede Mundo Verde.
Sopa de quinoa, da Vitalim.
Sopa de Quinoa em Grãos
1 xícara (chá) de quinoa real em grãos
200 g de ricota defumada em cubinhos
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
1/4 de pimentão vermelho picado
1 pimenta chapéu de frade picada
1 talo de salsão cortado em rodelas
1 cenoura pequena em cubinhos
1 colher (sopa) de salsa picada
6 gotas de molho de pimenta
Sal | 1 e 1/2 litro de água
Numa panela, coloque o azeite de oliva e refogue a cebola, o alho, o pimentão e a pimenta por uns 5 minutos. Junte o salsão e a quinoa e refogue por mais 2 minutos. Acrescente a cenoura, a ricota e a água. Tempere com sal e deixe cozinhar até o caldo engrossar e a quinoa ficar macia. Prove e ajuste o sal se preciso, tempere com molho de pimenta e acrescente a salsa, misture e desligue. Rende 4 porções. Receita da marca Vitalim.
Sopa de inhame com maçã e couve
300g de inhame
2 maçãs
1 cebola
5 folhas de couve
500 ml de água
4 colheres de sopa de azeite
Sal a gosto
Leve ao fogo, em uma panela, o inhame descascado, a cebola em pedaços pequenos, a maça sem sementes e a água. Deixe cozinhar até que o inhame fique bem macio. Desligue o fogo. Bata tudo em um liquidificador, coloque novamente na panela e leve ao fogo a mistura, acrescentando sal e azeite. Deixe apurar o sabor por 5 minutos. Fatie a couve e coloque no caldo na hora de servir. Receita do Espaço Surya, de São Paulo.
コメント