Guia: sete lugares para meditar (grátis) em grupo

Marcela Rodrigues -

Meditar ajuda a relaxar, ter concentração e foco, dormir melhor. Por isso tudo aumenta a disposição, trata depressões e até rejuvenesce – conforme algumas pesquisas já comprovam.

Não espere que seja fácil.  Existem várias linhas de meditação bem distintas umas das outras, ainda que o objetivo final seja o mesmo: estar presente, relaxar, respirar…

Não se identificou com alguma, teste outra. Antes, porém, insista um pouco.

Na época em que meditei pela primeira vez, em 2011, havia entrevistado há pouco tempo o Monje Ryosan, um personagem paulistano para uma reportagem sobre a onda de bem-estar do momento (foi no mês em que o Dalai Lama vei ao Brasil pela última vez – e eu estava lá, claro!). Logo depois, Ryosan postou no Facebook uma frase da qual me recordo cada vez que estou ansiosa e prestes a desistir do primeiro minuto de silêncio. Na verdade, lembro quando estou querendo desistir de qualquer coisa.

Se você tem uma boa meditação, precisa continuar. Se você tem uma meditação ruim, precisa continuar(…) e com apreço. (…) O apreço vem depois”.

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Em tempos de correria, vícios tecnológicos e ansiedade, não é tão fácil assim controlar sozinho a respiração e relaxar. Por isso, procurar templos e casas que promovem meditação em grupo é uma ótima maneira de começar. As grandes cidades, ainda bem, estão cheios de referências.

Qualquer pessoa pode praticar meditação? Sim. Aonde?Em qualquer lugar. Um cantinho zen, silencioso e no meio da natureza seria perfeito. Mas nem todo mundo tem tempo e possibilidade de sair do caos da cidade grande para se desconectar. O segredo é fazer aonde se tem a oportunidade.

Abaixo, uma listinha de locais bem localizados e fáceis de checar (que não precisa passar dias em retiros) em algumas cidades do Brasil.

Comunidade Zen Budista
Aos domingos, às 11 horas, meditação Zazen para iniciantes. É preciso chegar 15 minutos antes.  Às quintas, às 20 horas, tem palestra do Darma com a monja Coen.
Rua Desembargador Paulo Passaláqua 134 – Pacaembu. São Paulo – SP.
Mais informações: (11) 3865-5285.

Arte de Viver
Promove eventos e cursos por todo o Brasil – a maioria é pago. Mas, em cada unidade, há uma programação fixa de meditação guiada aberta ao público. Nas bases de Perdizes e Vila Nova conceição, por exemplo, há aula experimental gratuita de meditação e yoga, além de meditação guiada em cada lua cheia em praças e espaços públicos.
Mais informações:  www.artofliving.org/br-pt/sessao-experimental

Casa Jaya
Um centro cultural na zona oeste de São Paulo, voltado para artes, yoga e meditação, além de contar com uma lanchonete vegana.
Rua Capote Valente, 305.
Mais informações:  (11) 2935-6987  | contato@casajaya.com.br

Zendo Brasília

Aida Kakuzen – SCLN 307 – Bl. B – loja 109 – Asa Norte – Brasília
Mais informações: (61) 3045-4817

Via Zen

Rua Ivo Corseuil, 169 Bairro Petrópolis. Porto Alegre, 90690-410.
Mais informações: ( 51) 3381-5539

Comunidade Zen Budista de Ribeirão Preto

Av. Prof. Mário Autuori 494. Ribeirão Preto – SP.
Mais informações:  (16) 3329-7059

Zendo Brasil Rio

Largo das Neves 10 / 201. Bairro Santa Teresa – RJ
Mais informações: (21) 3233-0011

0 Comentários

O que achou? Conte pra gente!