Repelente natural: faça em casa

Marcela Rodrigues -

Vale a pena expor a nossa saúde e a da nossa família à repelentes químicos sendo que há boas alternativas naturais? 🐜 Excesso de pernilongos e mosquitos é mais do que resultado da equação ‘calor + água parada’ ou sinônimo de mato\natureza\praia. É consequência de uma natureza ultradesequilibrada. E adotar produtos químicos que vão parar na nossa corrente sanguínea e no solo só ajuda a piorar a situação.  ? Algumas atitudes são práticas, acessíveis e eficazes para afastar os bichinhos – naturais, não fazem mal algum à pele (sobretudo às sensíveis) ou ao meio ambiente). Selecionei uma dica para o ambiente de casa e duas receitinhas de repelente naturais.

Pela casa

Alecrim: vale a pena ter por perto

Alecrim: vale a pena ter por perto

Cultivar alecrim e menta-silvestre pela casa – seja em um canteiro um em vasinhos pelos cômodos – ajuda a manter mosquitos e pernilongos longe.  Não custa apostar! Aambas tem aroma marcante e ainda rendem chás saborosos e medicinais.

🐜

Na pele I

Essa receita é uma das mais tradicionais, mas pode ser encontrada com algumas variações. A misturinha abaixo é via Lar Natural.

1 litro de álcool a 30% + 50 g de cravo da índia + 30 ml de óleo de amêndoa

Coloque os cravos dentro de um pano e amasse com um pilão. Depois, coloque-os dentro do frasco com álcool e adicione o óleo de amêndoa. Deixe curtir por 1 semana (agitando o frasco com cuidado 2 x ao dia). Aí é só aplicar na pele (braços e pernas). Como tem álcool é bom evitar aplicar ao sol.

Na pele II

Esse é um repelente de cravo que conheci pela página da Bela Gil.

500 ml de álcool ou álcool de cereais  + 10g de cravo + 100ml de óleo mineral ou vegetal (ela usa o de coco, mas pode usar de soja, amêndoa, girassol, etc. Eles ajudam a fixar a essência na pele e promove uma barreira física contra o mosquito)

Deixe o cravo que molho no álcool por 4 a 5 dias num recipiente tampado.  Coe os cravos e misture o álcool com o óleo. Sacuda bem e transfira para um recipiente spray. E passe de 1 em 1 hora.

 

0 Comentários

O que achou? Conte pra gente!