Para ser chamada de sérum, um cosmético deve ter uma fórmula fluida, com alta concentração de ativos e potencial hidratante e regenerador.  No caso desta receita que ensino a seguir, ela tem, além desta dupla função, um objetivo sutil de equilibrar as emoções e a ansiedade.

Sérum facial natural (Foto: a Naturalíssima)

Sérum natural regenerador e antioxidante

Ingredientes:

1 frasco de vidro âmbar 30 ml
30 ml de óleo vegetal de semente de uva
12 gotas OE Rosa de Damasco (ou gerânio)
8 gotas de OE lavanda

As funções: o óleo de semente de uva é rico em ácido linoleico (ômega 6), vitamina E e antioxidantes. Já a Rosa de Damasco é sempre associada a cosméticos rejuvenescedores  (há quem chame de anti-rugas!). O gerânio, neste caso,  seria um bom substituto. Ambos têm propriedades sutis ligadas ao amor-próprio, auto-estima e carinho na alma. O óleo essencial de lavanda, além de relaxante, entra em cena com suas propriedades anti-inflamatórias e regeneradoras.

Indicado para: todo os tipos de pele.

Como fazer: coloque o óleo vegetal no frasco, mas não deixe transbordar. Pingue os óleos essenciais escolhidos, tampe e agite por 10 segundos. Deixe descansar em uma base plana por 5 minutos. Está pronto. O prazo de vencimento vai de acordo com a validade da matéria-prima usada (então verifique as datas de todos os óleos). Guarde um local longe do calor e da luz do sol.

Como usar: aplique, diariamente, com a pele limpa, cerca de 5ml do sérum, o equivalente a encher o fundo da mão em formato de conchinha. Ou seja, algumas gotas. Evite o exagero! Ao aplicar, faça movimento circulares e acendentes com bastante delicadeza.

Dica extra: quando vou fazer qualquer um dos meus cosméticos, crio um ambiente holístico e propício para boas energias: coloco uma música agradável, acendo incensos ou borrifo um aromatizador no ambiente. Em cada passo da receita, mentalizo coisas boas e agradeço a natureza.

Aqui tem um artigo sobre como criar uma rotina de beleza holística.