Receita: arroz negro, abacaxi e castanhas

Marcela Rodrigues -

O mix de sabores que remete ao mediterrâneo e o aroma fresco anunciam a primavera. Assim, arroz negro, abacaxi e castanha-do-pará rendem um almoço perfeito para um dia de calor. E ainda pode ser servido de uma maneira surpreendente linda e até sustentável – já que a casca, ao invés de ir para o lixo, faz as vezes de refratário.

“O arroz preto apresenta 30% a mais de fibras e 20% a mais de proteínas quando comparado com o arroz branco, e possui menos gordura do que o arroz integral, além de menor valor calórico e elevado teor de ferro. Quando ele é consumido regularmente, a ingestão correta de fibras regula o intestino, controla a glicemia, evitando cargas demasiadas de insulina e reduz a taxa de colesterol”, afirma Laila Mengarda, chef da Vegan Easy.

Entre a preparação e o cozimento, você não vai levar mais do que 30 minutos para preparar esta delícia vegana e saudável!

{receita} Arroz negro com abacaxi e castanha-do-pará

Sabor de primavera: arroz negro, abacaxi e castanhas

Almoço de primavera-verão: bonito, nutritivo, saudável e sustentável

 

Ingredientes
1 abacaxi
1 xícara de arroz negro
1 cebola Roxa
1 dente Alho
20 g de  castanha do Brasil
10 g cebolinha verde

Modo de preparo
O arroz negro é um grão que necessita de um tempo demolhando para se tornar mais macio e cozinhar com mais rapidez. Se possível, deixe o arroz de molho por cerca de 2 horas.

Comece lavando o abacaxi. Com a ajuda de uma faca grande, vire-o e faça um corte no meio dele, na vertical. Passe a faca para um lado e faça o mesmo no outro, tomando cuidado para não quebrar a coroa.

Já com as duas metades, faça um corte rente ao contorno do abacaxi. Depois corte fileiras e faça quadrados. Utilize uma colher para retirar o abacaxi de dentro da casca. Reserve.

Pique a cebola roxa, a salsinha e as castanhas.

Em uma panela de fundo largo, refogue em um fio de azeite, a cebola roxa por mais ou menos 3 minutos. Acrescente o arroz negro escorrido, o dobro da água e uma pitada de sal. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por 20 minutos.

Quando a água estiver quase seca, e o arroz “al dente”, acrescente os cubinhos de abacaxi e mexa bem, para que o arroz absorva os líquidos do abacaxi. Mantenha o fogo baixo e mexa algumas vezes, até que a água esteja seca por completo e o arroz cozido.

Corrija sal e pimenta, acrescente a cebolinha e desligue. Sirva o arroz preto dentro do abacaxi, salpicando castanha do pará. Rende 2 porções.

{Receita da Vegan Easy}

 

0 Comentários

O que achou? Conte pra gente!