{Feiras que reúnem lançamentos, tendências e produtos do universo orgânico e natural acontecem do dia 7  a 10 de junho. Gratuito, ciclo de palestras reúne especialistas em diversos temas. Vamos falar sobre como a beleza natural pode ser simples, acessível, holística e empoderadora?}

 

(Foto meramente ilustrativa para inspirar)

No dia 10 de junho, sábado, às 10 horas, estarei lá na Arena Vivência, espaço de palestras e workshops gratuitos da Bio Brazil Fair da Naturaltech, para falar de um tema muito precioso na minha jornada de entusiasta e pesquisadora do movimento Slow Beauty. A mini palestra “Beleza DIY: harmonizar produtos e ingredientes como ferramenta de empoderamento” não é uma oficina de receitas caseiras, tampouco tem a proposta de sugerir uma substituição dos  nossos itens.

É uma conversa sobre como colocar a mão na massa (ou melhor, nos óleos e outras matérias-prima preciosas) me despertou para uma rotina de cuidados genuína e consciente. Não é sobre procurar receitas na internet e em blogs afora para copiar em casa sem a menor consciência. Não mesmo! É sobre harmonizar ingredientes que a terra nos presenteia em abundancia, e a tecnologia tem nos apresentado de forma saudável e sustentável. É transformar (e potencializar) aquele momento de aplicar a máscara capilar sob o chuveiro ou passar o hidratante corporal de todo dia em um ritual. É resinificar cada ingrediente que um potinho de cosmético pode conter, valorizar cada um e, assim nos tornarmos mais críticos e conscientes ao consumir beleza.

Transformar a rotina de cuidados em um ritual é um auto-presente. É uma genuína porta de entrada para o universo da beleza natural. É mais do que cuidar da pele e dos cabelos, é respeitar a autoestima e consumir consciente.

A beleza natural em essência é aquela que retoma a simplicidade e a gentileza de cuidar de quem somos e não nos transformar em algo que, muitas vezes, no fundo, nem queremos ser. É perceber os sinais em nosso corpo não como problemas, mas como…sinais, simplesmente, que são.

Será uma horinha de conversa sobre esse saber imemorial feminino e que tanto pode ser resgatado nos dias de hoje, sem excluir nossa rotina de mulher independente, moderna, vaidosa e cosmopolita. o/

A palestra integra o painel de Cosméticos Orgânicos e Naturais, que acontece nos dias 9 a 10 de junho, ambos abertos ao público No dia 9, sexta, o estilista Alexandre Herchcovitch e a empresaria Patricia lima, da recém-lançada Simple Organic, falam sobre moda e beleza sustentável. No sábado, 10, logo depois da minha palestra, as empreenderas e experts Soraia Zonta, da Bioart, e a dermatologista Patricia Silveira falam dos problemas causados pelas toxinas presentes nas fórmulas convencionais.

Espero vê-los às 10 horas, no sábado. E também estarei por lá o dia todo. Vamos nos encontrar?