No calor, eu sempre adoto um leave-in para substituir o condicionador. Meu cabelo fica mais volumoso (amo!), passo menos tempo sob o chuveiro (cabelo longo dá um trabalho pra enxaguar, né!). É uma experiência pessoal, e comemorei um sinal positivo quando vi a dica vindo de uma dermatologista entusiasta da beleza natural; no caso, a Patricia Silveira, do Rio, colaboradora nossa.

Na verdade, a indicação da Patricia vai além de objetivos estéticos. Segundo ela, o leave-in é mais indicado para o dia a dia do que o condicionador, pois evita acúmulo de substâncias oleosas que obstruem nossa pele, como os óleos minerais , silicones e derivados do petróleo (Bom, mas se você chegou aqui é porque já está em transição para um auto-cuidado consciente e longe destes sintéticos, certo? Mas atenção: Fórmulas naturais também podem deixar resíduos!).

“Resíduos destes produtos no couro cabeludo e no corpo ( na testa , costas , pescoço) é um dos motivos de piora da acne e da seborreia, uma das causas mais comuns de queda de cabelo. E isso inclui todo tipo de produto, até os mais naturais – Patricia Silveira, dermatologista.

Dispenso co condicionador quando quero meus fios mais volumosos (Foto: acervo pessoal aN)

Abaixo, reuni quadro finalizadores de fórmulas naturais e orgânicas, entre os tradicionais (com texturas mais cremosas) e fórmulas bem diferentes (caso da água hidratante).

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

{#DIY OPÇÃO CASEIRA}

Muitas mulheres cacheadas têm tido resultados incríveis com o gel de linhaça – no caso dos ondulados ele também pode ser usado para reforçar o volume. Eu já usei uma única vez e gostei. Mas, como estou em testes com os produtos prontos, depois faço um outro post com o meu relato pessoal. O fato é que é uma receita muito simples, segura e que ainda vai hidratar seus fios!

Para fazer, é simples: 4 colheres de sopa de semente hidratada em molho na água (o suficiente pra cobrir – 1 xícara, talvez) por 8 horas. Bate no liquidificador até obter um gel firme. Se precisar, adicione mais água. Depois é só coar em uma peneirinha ou voal. Use, de preferência, na hora. O máximo de tempo que você deve armazená-lo é por um dia, e na geladeira.