Leave-in e finalizadores: menos condicionador, menos resíduos nos fios

Marcela Rodrigues -

No calor, eu sempre adoto um leave-in para substituir o condicionador. Meu cabelo fica mais volumoso (amo!), passo menos tempo sob o chuveiro (cabelo longo dá um trabalho pra enxaguar, né!). É uma experiência pessoal, e comemorei um sinal positivo quando vi a dica vindo de uma dermatologista entusiasta da beleza natural; no caso, a Patricia Silveira, do Rio, colaboradora nossa.

Na verdade, a indicação da Patricia vai além de objetivos estéticos. Segundo ela, o leave-in é mais indicado para o dia a dia do que o condicionador, pois evita acúmulo de substâncias oleosas que obstruem nossa pele, como os óleos minerais , silicones e derivados do petróleo (Bom, mas se você chegou aqui é porque já está em transição para um auto-cuidado consciente e longe destes sintéticos, certo? Mas atenção: Fórmulas naturais também podem deixar resíduos!).

“Resíduos destes produtos no couro cabeludo e no corpo ( na testa , costas , pescoço) é um dos motivos de piora da acne e da seborreia, uma das causas mais comuns de queda de cabelo. E isso inclui todo tipo de produto, até os mais naturais – Patricia Silveira, dermatologista.

Dispenso co condicionador quando quero meus fios mais volumosos (Foto: acervo pessoal aN)

Abaixo, reuni quadro finalizadores de fórmulas naturais e orgânicas, entre os tradicionais (com texturas mais cremosas) e fórmulas bem diferentes (caso da água hidratante).

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

{#DIY OPÇÃO CASEIRA}

Muitas mulheres cacheadas têm tido resultados incríveis com o gel de linhaça – no caso dos ondulados ele também pode ser usado para reforçar o volume. Eu já usei uma única vez e gostei. Mas, como estou em testes com os produtos prontos, depois faço um outro post com o meu relato pessoal. O fato é que é uma receita muito simples, segura e que ainda vai hidratar seus fios!

Para fazer, é simples: 4 colheres de sopa de semente hidratada em molho na água (o suficiente pra cobrir – 1 xícara, talvez) por 8 horas. Bate no liquidificador até obter um gel firme. Se precisar, adicione mais água. Depois é só coar em uma peneirinha ou voal. Use, de preferência, na hora. O máximo de tempo que você deve armazená-lo é por um dia, e na geladeira.

 

10 Comentários
  • Márcio Oyama

    Responder

    Dica preciosa! 🙂 Tô com um cabelão agora, vou experimentar trocar o condicionador pelo leave-in. Tens alguma dica pra cabelo oleoso? 😉 Valeu, Má!

    • Marcela Rodrigues

      Gente, olha quem apareceu por aqui com esse cabelo maravilhoso! Honradíssima : ) hehe
      Má, só o fato de você tirar o condicionador da rotina já resolve muita coisa. Eu costumo usar xampú sólido natural (eles não retiram a hidratação natural do couro cabeludo, estimulando ainda mais a produção de sebo…).
      Beijão

  • Izadora

    Responder

    Oi… o leave in da inoar vc recomenda? Obrigada!

    • Marcela Rodrigues

      Oi, Iza. Tudo bem?
      Eu nunca usei, pois dou prioridade às marcas que realmente têm uma fórmula livre de agentes químicos agressivos. Mas a Inoar é cruelty-free, né! Já é uma vantagem perto de outra do mercado..Mas pra mim a fórmula tem que ser o mais natural possível. Mas se você tem ele aí, usa sem julgamento. Depois, sim, parte pra outro!
      Beijos, Marcela : )

  • Carla

    Responder

    Marcela, meu cabelo é oleoso na raiz, normal no meio e seco nas pontas rsrs
    Tingido de ruivo.
    Lavo só com shampoo, já que é muito fino e o condicionador deixa murcho.
    Sou do tipo que o cabelo sempre seca ao natural.
    – Eu precisava de um leave-in que me ajudasse a modelar pros cachinhos das pontas tomarem forma e sem deixar oleoso pra tentar manter os fios do contorno da testa comportados. (Sabe o cabelo do Louco, da turma da Mônica? Então, o contorno da testa é cheio de “fios novos” que não crescem nunca).
    – Fiquei interessada no shampoo sólido natural. Pode me indicar um?

    • Marcela Rodrigues

      Oi, Carla. Tudo bem? Se você conhece tão bem seu cabelo, já está no caminho hehehe
      Eu gosto dos xampus naturais da Fefa Pimenta (Rio), Ewe alquimias (Salvador), Plenitude (Niteroi), Lá do Mato (SP)…Mas procura saber se onde você mora há alguma artesã-cosmetóloga que faça! sobre o leave-in, Acho que alguns desses são voltados para modelar – os que tem fórmula em textura de mousse são os melhores no seu caso! Beijos, Marcela

  • Beatriz

    Responder

    Oi Marcela!
    Então você só passa o shampoo, enxagua e depois do banho você usa um leave in?

    Beijos

    • Marcela Rodrigues

      Oi, Beatriz. Isso mesmo! Quanto mais simples, melhor! : ) Um beijo, Marcela

  • Juliana

    Responder

    Ma, como vc dá conta de usar só o shampoo sem finalizar o banho com condicionador?
    Na minha saga para reduzir minha produção de lixo, comecei pelo no poo (lavando com co-wash), que deixava o cabelo macio ainda no banho e dispensava um segundo passo (eu finalizava com vinagre de maçã por opção).
    Logo depois conheci os shampoos naturais sólidos e resolvi testar, mas (acostumada com a sensação que o co-wash proporcionava), achei que o shampoo deixava o cabelo meio rígido, embaraçado e não me adaptei muito bem. Vc teria dicas para me dar?

    • Marcela Rodrigues

      Oi, Juliana. Tudo bem?
      Então, é que sou apaixonada por leave-in e, por mais que a indústria e os especialistas (alguns pelo conhecimento, outros movidos pela indústria) digam que ele é apenas um complemento, eu amo. E vi nele uma opção para desembaraçar os fios e diminuir um paço sob o chuveiro. Daí entra uma monte de questão: menos um produto, menos tempo sob o chuveiro… mas é principalmente por que amo leave-in mesmo rs Sobre os shampoos sólidos, é um tipo de produto que admiro muito, mas que, na minha rotina urbana atual, não funciona tanto. Nas férias, quando vou À praia ou à piscina, aí só levo os sólidos. Acho que a jornada tem que ser exatamente como você está fazendo: ir observando o que lhe cai melhor e, assim (num mix de bem-estar próprio e menos impacto ambiental) ir pautando suas escolhas…Por exemplo, se de repente eu começar a enjoar de leave-in, volto a usar condicionador rs Não podemos sair de um padrão para entrar em outro. A beleza natural nos permite justamente testar e encontrar o que é melhor pra gente. Um beijo, querida!

O que achou? Conte pra gente!