DIY: hidratante corporal vegetal para peles secas

Marcela Rodrigues -

A beleza feita em casa precisa ser segura, simples e generosa com o nosso corpo. O que vale a pena fazer em casa? Pense naquele produto que você usa com frequência e, cuja formula, se não for saudável, pode trazer algum dano a longo prazo. Pense naquele item que você não vive sem. E que adoraria que fosse natural, gentil e fizesse parte  do seu ritual de beleza.

No meu caso, o hidratante corporal é um deles. A minha receita – que na verdade é um compilado de muitas que já vi em livros e sites – é fácil, rende uma boa quantidade (dicas para aproveitá-las bem ao final do post). Na fórmulas, óleos vegetais e manteigas com poderes ultra hidratantes – tanto eu costumo fazer no inverno -, óleos essenciais. O resultado é um chantili 100% natural ideal para peles secas.

Mas a beleza feita em casa também precisa ser intuitiva. Então, depois de conferir a receita, sinta (e pesquise) se estes ingredientes são os melhores pra você. Talvez, outro óleo essencial, outros óleos vegetais.  A minha – uma das protagonistas das nossas oficinas de slow beauty – costuma ser assim:

{Hidratante corporal vegano para peles secas}

70 g de manteiga de karité
100 g de óleo de coco (ou babaçu)
130 g de manteiga de cacau
60 ml de óleo de abacate
40 ml de óleo de amêndoas (ou linhaça ou semente de uva ou gérmen de trigo)
45 gotas de óleo essencial de gerânio OU laranja doce

Coloque as manteigas e o óleo de babaçu em um recipiente de vidro e leve em banho-maria até derreterem completamente.  Depois, retire do banho-maria e adicione os óleos vegetais. Mexa suavemente até incorporar todos os ingredientes.

O mix de óleos e manteigas 100% vegetais rende uma textura de chantili! Ideal para peles secas!

Aguarde até a mistura esfriar um pouco e leve à geladeira por 30 minutos (o objetivo é adquirir uma textura densa). Retire da geladeira e adicione o óleo essencial de laranja doce.  Bata a mistura com uma batedeira até atingir a consistência de chantili e coloque na geladeira por mais quatro horas.

Por não levar água na composição, essa formulação dura cerca de 6 meses. No calor, ela pode perder a consistência do chantilli, mas as propriedades ficam preservadas.

Quando faço, divido em três potinhos: um para deixar na gaveta do trabalho, um pequenino para levar na bolsa e outro maior que fica em casa. Mas sempre potes de vidros.

 

8 Comentários
  • mundominimalistablog

    Responder

    muito bom!

  • Flávia

    Responder

    Amei!! Obrigada por compartilhar…Sair do sistema e não ser escrava do que ele nos oferece é maravilhoso.

    • Marcela Rodrigues

      Oi, Flávia. Essa é a ideia. Saber fazer para criar independência. Não, necessariamente, vamos deixar de comprar. Mas é muito bom ter esta autonomia – seja pela saúde, seja pelo bolso. Um beijo! Seguimos juntas!

  • Débora Luana Daltro Vila Nova

    Responder

    querida, vc pode postar dicas de onde adquirir manteiga de cacau e karité de boa qualidade?

  • Carol

    Responder

    A manteiga de cacau pode ser substituída? Sou alérgica ao cacau :/

    • Marcela Rodrigues

      Querida, pela manteiga de karité – eu, como amo o aroma do cacau, coloco bastante na minha. Só mude a proporção! : )

  • Patricia

    Responder

    Boa noite, vc pode me indicar um bom Hidratante corporal vegano para peles extra secas,por favor

O que achou? Conte pra gente!