Alongamento: antes, durante ou depois?

Marcela Rodrigues -

alongamento

{A pergunta} “Tenho dúvidas sobre alongamento. Já vi especialistas darem recomendações contraditórias: uns dizem que é preciso fazer antes, outros depois, e há quem diga que em períodos intercalados aos exercícios. Afinal, qual a verdade?” (Humberto Jr-RJ)

{Quem responde} Marcelo Aragão, Fisiologista do Exercício e Médico do Esporte, de São Paulo.

“Os exercícios de flexibilidade (alongamentos) devem estar presentes em todos os programas de exercícios físicos. Antes da realização de exercícios de contração, é indicado apenas o aquecimento articular e da musculatura. O alongamento deve ser realizado somente após o exercício. O porquê disso? Durante o exercício de alongamento, há um estímulo das fibras musculares, promovendo relaxamento e aumento de amplitude destas fibras, que é contrário a um exercício de contração, que é a musculação. Em exercício aeróbicos, o alongamento deve ser realizado antes e após a atividade física.”

{Tem alguma dúvida de beleza, nutrição, saúde, exercícios físicos ou bem-estar em geral? Clique aqui e mande sua pergunta! Convidaremos um especialista da área para responder especialmente pra você!}

0 Comentários

O que achou? Conte pra gente!