[ Foto: Elisa Correa\Legumina com aNaturalíssima ]
Já contei aqui que passar água de arroz no rosto foi um dos primeiros rituais caseiros de beleza que fiz na vida. Lembro de, bem novinha, ouvir que ajudava a manter a pele clara e homogênea. Cerca de um ano atrás, conversando com a Roseli Siqueira sobre hábitos antigos de beleza, contei essa minha história e ela confirmou que a receita tem o potencial de evitar manchas devido às propriedades cosméticas do amido presente no grão.
Mais recentemente me deparei com o tema no perfil da dermatologista Úrsula Metelmann e me surpreendi com outros benefícios que eu não conhecia, além de um olhar médico mais detalhado. Também descobri que não eu usava da maneira mais correta e eficaz.
E o que é que essa água (de arroz) tem?
“A água de arroz é cheia de vitaminas, minerais, antioxidantes, dentre outros compostos com propriedades que ajudam a proteger a pele dos raios solares, combater inflamações, irritações, além do envelhecimento. Um dos compostos mais especiais da água de arroz é o inositol, que é um complexo que promove o crescimento das células e estimula o fluxo sanguíneo, o que é essencial para prevenir os sinais iniciais do avanço da idade e diminuir o surgimento de poros abertos na pele”, esclareceu a médica.
Segundo as especialistas, confirmando a sabedoria popular e as minhas experiências:
Deixa a pele mais macia
Melhora a aparência dos poros
Alivia irritações
Atua como um tônico natural
Age como uma espécie de capa protetora à pele
Como fazer/usar a água de arroz?
Úrsula explicou que muitas pessoas têm uma ideia errada de que a água de arroz é aquela que sobra depois que lavamos o grão antes de cozinhá-lo — e como eu fazia. “Essa água até pode ser utilizada, mas não oferece os mesmos benefícios como a obtida com a verdadeira água de arroz com propriedades cosméticas, que é a que se prepara quando fervemos o arroz em água”, disse. Ela ensina o preparo correto:
Receita | Água de arroz
🍚Ingredientes
1/2 xícara de arroz branco
4 xícaras de água
Modo de preparo: em uma panela, ferva quatro xícaras de água, depois adicione o arroz e espere ferver em fogo baixo durante 20 minutos. Quando estiver pronta, coe o arroz e reserve a água em um recipiente de vidro. Se sua intenção é aplicá-la na pele, coloque na geladeira e quando estiver bem fria aplique-a usando um algodão. p.: use no mesmo dia.
Minha experiência: eu usei poucas vezes pois não tenho o hábito de fazer arroz branco. Mas senti bem os resultados instantâneos, como a melhora dos poros e o efeito tônico.
Receita II | Máscara clareadora com água de arroz
{cedida pela esteticista Roseli Siqueira}
🍚Ingredientes
3 colheres (de sopa) de arroz parboilizado
Água mineral
2 tigelas
1 pano de prato
1 Peneira
Algodão
Modo de preparo: Em um recipiente pequeno, junte o arroz e a água e deixe descansar por cerca de dez horas. Depois, com um pano de prato, aperte os grãos ainda na água. Com a peneira, separe os grãos e deixe a água descansar por cinco minutos.
Aplique a máscara na face com um algodão em movimentos leves e circulares. Passe o produto por todo o rosto de manhã e à noite. Não precisa enxaguar.
Minha experiência: é fácil de fazer e assim como no uso da água fervida, os efeitos instantâneos são a melhora da textura e da aparência dos poros. O clareamento, assim como os tratamentos de consultório, leva tempo e exige disciplina. Tanto que a especialista sugere o uso diário pela manhã e à noite – algo que ainda não pode ser adaptado à minha rotina.
[ Foto: Elisa Correa\Legumina com aNaturalíssima para a série #skinfoodlovers, originalmente publicada no @anaturalissima – todos os direitos reservados[
Comments