A saga do suco verde: livro reúne 66 receitas – e nós revelamos algumas

Marcela Rodrigues -

Recém-lançada no Brasil, espécie de bíblia verde de guru inglesa reúne combinações criativas e nutritivas do clássico suco verde. Dentre as sessenta e seis receitas, selecionamos seis para ensinar aqui

livro receita suco verde

Os sucos verdes são uma febre mundial  – quando não interpretados como uma fórmula milagrosa para emagrecer, atuam como aliados à saúde, sobretudo de quem não tem muito tempo de fazer a própria comida e, logo, incluir vegetais em todas as refeições do dia. É que, geralmente, tais combinações garantem um grande aporte de vitaminas e minerais em um único copo. Iniciantes tendem a optar pelas fórmulas básicas, como a equação vegetal + uma fruta + água de coco.

O universo dos sucos, porém, oferece infinitas – e criativas – possibilidades, como mostra a chef e escritora inglesa Fern Green, no recém-lançado Sucos Verdes – O livro Definitivo (Editora Sextante), que já vendeu mais de 500 mil cópias. A autora reuniu sessenta e seis receitas ensinadas de maneira didática: foto dos ingredientes – o que facilita o entendimento dos pouco íntimos das verduras-, além da informação de qual elemento é mais acentuado no paladar – “levemente adocicado”, “salgado” ou “terroso”…

Entre um suco e outro, ela destaca os benefícios da bebida. Entre eles, a capacidade de limpar e desintoxicar quando ingerida fresca e em jejum; boa substituta da cafeína pela manhã, já que fornece energia necessária para dar pique no começo  do dia; e alternativa para incentivar crianças a comerem legumes e verduras de uma forma atrativa.

A maioria das receitas é preparada com 60% de legumes e verduras, e 40% (às vezes um pouco menos) de frutas.

“A variedade de ingredientes é o segredo para dar ao organismo todos os nutrientes que ele necessita por meio do suco”, ressalta a autora.

A "bíblia" dos sucos verdes, da escritora inglesa Fern Green

A “bíblia” dos sucos verdes, da escritora inglesa Fern Green

Selecionamos 6 receitas – algumas já testadas e aprovadas. Para fazê-las, você só vai precisar de uma centrífuga ou liquidificador, de uma faca afiada e de uma tábua de cortar. Um espremedor de sucos ajuda no caso das combinações com frutas cítricas- mas se preferir batê-las com os outros ingredientes, Fern indica descascá-las.  Cada receita rende de 200 a 300 ml.

Escolha uma para começar bem o dia!

{SUCO PARA O CÉREBRO}

suco para o cécebro

2 punhados de agrião + 1/2 limão-taiti + 1/2 limão-siciliano + 2 peras + 2 nectarinas + 1 colher de café de espirulina

Passe todos os ingredientes exceto a espirulina, pela centrífuga. Ponha a espirulina dentro de um copo e despeje o suco devagar, mexendo sempre, até incorporar muito bem o pó.

  • Sabor: levemente doce. *Função: excelente para o cérebro, este suco também é rico em Vitamina B12, essencial para o bom funcionamento dos nervos e dos tecidos. Reforça o metabolismo, é alcalinizante e antioxidante.

 

 

{SUCO TONIFICANTE PARA A PELE}

 

Tonificante (1)

1\2 abacate + 1\2 molho de aspargos + 2 laranjas + 1 raminho de manjericão + sumo de limão-siciliano (a gosto)

Bata os ingredientes no liquidificador. Acrescente água, se necessário, até obter a consistência desejada.

  • Sabor: levemente doce. *Função: Rico em nutrientes e fibras, promove a saúde e beleza da pele. Estimula o organismo, enriquece o sangue.

{SUCO FIBRAS PARA DAR E VENDER}

 

Suco "Fibras para dar e vender" (Foto: divulgação)

1 maço de alface-romana + 1 maço de couve-chinesa (pode substituir pela que preferir) + 5 damascos frescos (pode substituir por pêssego) + 1 punhado de mirtilos + 1 banana + 1 cacho pequeno de uvas verdes

Bata os ingredientes no liquidificador. Acrescente água, se necessário, até obter a consistência desejada.

  • Sabor: levemente doce. Função: muito rica em vitaminas C e K, esta bebida é excelente para o sistema digestivo.

 

{SUCO PRA COMEÇAR BEM O DIA}

Suco

2 punhados de agrião + 1 colher (sopa) de gérmen de trigo + 1 colher (sopa) de sementes de linhaça + sumo de 1 limão-siciliano

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Acrescente água, se necessário, até obter a consistência desejada. Se quiser um toque doce, adicione mel.

  • Sabor: levemente salgado. *Função: Esta vitamina estimula o organismo e energiza as células do corpo. É rica em vitaminas A e K e cálcio.

{SUCO SABOR ORIENTAL}

suco com tâmaras - sabor oriental

1 maço de alface-romana + 2 maçãs vermelhas + 4 tâmaras + 1 pitada de canela em pó + 1 laranja

Bata tudo no liquidificador e adicione água até obter a consistência necessária.

  • Sabor: doce. Função: cheias de vitaminas A, K  C, contribui para reduzir o colesterol. Também favorece a digestão e ajuda a eliminar gorduras.

{SUCO-VITAMINA ALCALINIZANTE}

vitamina suco verde alcalinizante

2 punhados de couve crespa (ou tradicional) + 2 raminhos de hortelã + 1 laranja + 1 limão siciliano

Bata todos os ingredientes no liquidificador e acrescente um pouco de água.

  • Sabor: levemente doce. *Função: Fonte de vitaminas A, K e C, é diurética, anti-inflamatória, e ajuda a aliviar o estresse.

 

informações sobre função foram apontadas pela autora
As fotos dos ingredientes foram cedidas pela editora

 

 

0 Comentários

O que achou? Conte pra gente!