5 maneiras de usar chá de camomila na rotina beleza

Marcela Rodrigues -

Suave e feminina, mas cheias de propriedades poderosas, a camomila sempre rende receitas muito simples. Mas nem pense em associar esta simplicidade à pressa. A camomila pede demora – entre você e ela. Como resistir ao encanto das flores miúdas que, ainda secas, preservam um amarelo tão vivo? Passo muito minutos olhando, sentindo o aroma e o toque dela nas minhas mãos. Impossível não se demorar.

Camomila: apesar da aparência delicada, ela tem propriedades poderosas para a pele (Foto: a Naturalíssima)

Aliás, este é um passo a passo importante ao usar a camomila no seu ritual de beleza. Não deixe de admirá-la, viu. Mas voltando à parte prática: a camomila tem ação anti-inflamatória, calmante, cicatrizante e relaxante. Todas elas proporcionam, com simplicidade e delicadeza, os rituais abaixo.
Desfrutem.

1) Tônico calmante | Seja após um banho quente (daqueles que deixam a pele vermelha e repuxada) ou após uma dia sob o sol, borrife chá gelado de camomila. Faça o chá por infusão (ok, o de saquinho também pode), espere esfriar, leve a geladeira e use na hora. Assim, elas atua como uma água thermal. Outra dica de uso para o tônico: após a depilação.

2 ) Compressa facial que reduz inchaço e espinhas inflamadas | Mergulhe um disquinho de crochê ou mesmo retalho de uma toalha e algodão no chá frio. E aplique sobre o local,  seja sobre as olheiras, ou sobre as espinhas.

3 ) Pré-maquiagem | Borrife o chá gelado na pele pouco antes de aplicar a maquiagem. O chá vai revigorar a pele, tirar o aspecto cansado e melhorar a aparência dos poros abertos. O Efeito gelado ainda ajuda a fixar os produtos.

4 ) Chá para clarear os cabelos | Diz a sabedoria popular que basta aplicar o chá de camomila nos fios e mantê-los no sol.  Ou mesmo usar  o chá como água de enxágue durante o banho. Mas, claro, a técnica só funciona em cabelos que são claros naturalmente. Em cabelos castanhos e escuros ela não funciona. Como este é o meu caso, confesso que nunca testei.

5) Escalda-pés para relaxar | Coloque o chá em uma bacia funda. Se possível, pingue algumas gotas de óleo essencial de camomila. Eu gosto de colocar pedrinhas ou bolinhas de gude no fundo, para criar uma massagem na sola dos pés. Coloque os pés com a água morna – cuidado para não se queimar. Esse ritual é ótimo para relaxar a mente e os músculos.

 

 

0 Comentários

O que achou? Conte pra gente!